quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Conscientize-se

  Além do mal que o excesso de óleo de cozinha pode causar ao organismo, ele também prejudica o meio ambiente! Após ser usado na fritura de nossas batatas fritas ou demais alimentos, nos perguntamos, o que fazer com esse óleo de cozinha usado?
  Jogar pelo ralo? NÃO!!! Por quê?
  Simples! O óleo jogado pela pia provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento, sem contar que um litro de óleo é suficiente para poluir até um milhão de litros de água! Mas o prejuízo não para por ai, jogado na natureza o óleo provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema!
   E o que fazer com óleo então?
  O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) possui 147 postos de entrega de óleo de cozinha somente aqui em Porto Alegre. Estes postos encaminham o óleo descartado para diversos tipos de reaproveitamento e reciclagem. Mais informações no site do DMLU: http://www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu
  O nosso projeto visa a arrecadação de óleo de cozinha por meio da escola, para que os alunos e moradores do bairro onde a mesma se localiza levarem seu óleo de cozinha usado, para ser armazenado na escola e depois levado a um desses pontos de entrega.
  Mas como armazenar o óleo?
  Primeiramente você deve esperar o óleo esfriar e depois coar-lo, para livrar-se de todos os resíduos da fritura. Após estar coado com o auxilio de um funil o transfira para uma garrafa pet e leve-o para as alunas responsáveis por sua coleta (Dafne, Keli, Paloma e Sara, turma: 311), ou para um dos demais pontos de armazenamento.
  Não se esqueça, coletando seu óleo, está contribuindo para o ecossistema. O meio ambiente agradece! :D

Imagem retirada deste site: (clique) 

3 comentários:

  1. Muito boa a idéia de fazer um blog Dafne.
    Amanhã mesmo vou avisar minha vó pra guardar o óleo HAFUOIAFSHUDSHIUS.

    Agora só uma observação, vários sites se contradizem na hora de dizer "um litro de óleo polui X litros de água". Encontrei alguns dizendo um milhão, 25 mil e outros 10 mil. Mas de qualquer forma, é muita água, rs.

    Sorte com o projeto :D

    ResponderExcluir
  2. Ah obrigada, figarei grata em receber seu óleo usado! Hhusahsuahsu

    Sobre a quantidade de litros de água que um litro de óleo polui, admito que como você encontrei outros números, mas como eu não sei o totalmente correto, resolvi postar "até um milhão de litros" na idéia de que é possivel tanto um milhão como menos (: Mas obrigada pela dica, se eu descobrir com precisão atualizarei!

    E boa sorte com o seu projeto também!

    ResponderExcluir
  3. Como até mesmo a Nina disse , o Blog está ótimo a nível profissional. Parabéns!!!
    E ótimo projeto para nós \o/.
    obs: da próxima vez, tentem não me deixarem de fora, sinto falta de vocês. :D
    Renatta

    ResponderExcluir