segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Biodiesel

  O biodiesel é um dos produtos que pode ser feito a partir do óleo de cozinha usado, entretanto, pode ser retirado diretamente a partir de óleos vegetais, como mamona, dendê ( palma ), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, e demais oleaginosas, ou de gorduras animais.
  Como todos sabemos o petróleo não é uma fonte de energia renovável, sendo assim, cientistas estão cada vez mais a procura de fontes de energia renováveis, uma delas é o biodisel, descoberto no Brasil que também é o país mais preparado para desenvolve-lo. Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
  O biodiesel é perfeitamente miscível e físico quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral, podendo ser usado em motores do ciclo diesel sem a necessidade de significantes ou onerosas adaptações.
  Diferentemente do diesel, o biodiesel não contém petróleo, mas pode ser usado puro ou como uma mistura ao diesel comum. A primeira esperiência nos postos de gasolina aqui no Brasil foi a mistura de 2% de biodisel no diesel comum, que não causou nenhum tipo de dano aos motores. Esse biodiesel foi denominado B2 e assim respectivamente a nomenclatura de até 100% de biodisel denominado B100. Hoje,  as misturas em proporções volumétricas entre 5% e 20% são as mais usuais, sendo que para a mistura B5, não é necessário nenhuma adaptação dos motores.
  Para se produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas ou o óleo de cozinha reaproveitado é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
  Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, o biodiesel é considerado um combustível ecológico.
  
  Veja também: 
  
   Vantagens e desvantagens do biodiesel 
    História do Biodiesel
    Processo de produção do biodiesel 
   Glicerina - Sub-produto do biodiesel


Fonte: http://www.biodieselbr.com/

4 comentários:

  1. Parabens... lindo o blog vou adicionar em acompanhar e voltarei para espiar o que fazem de vez em quando... beijos

    ResponderExcluir
  2. Não consegui acompanhar vcs mas coloquei em meus favoritos e depois tento de novo... beijos

    ResponderExcluir
  3. Aaah que bom que gostou! Obrigada :D

    ResponderExcluir
  4. Dafne segui seu conselho visitei seu blog muito interessante.boas dicas votei tambem bjs linda

    ResponderExcluir